Programação da Semana Palestina Vive

A região da tríplice fronteira, formada pelas cidades de Puerto Iguazu (Argentina), Ciudad del Este (Paraguay) e Foz do Iguaçu (Brasil), caracterizam-se por intenso trânsito turístico e  moradores que conformam substantiva diversidade étnica e cultural. Pelas modernas teorias da mediação cultural, entende-se que territórios assim são o espaço inventivo das relações sociais onde as diferenças se amainam na base do encontro. Disso podem nascer novas relações, a partir da consciência da existência do outro e do seu ponto de vista. Regiões assim permitem a criação de projetos culturais comuns, pela comunicação que se instaura entre diferentes culturas linguísticas ampliando a difusão e o empréstimo de traços culturais, na medida do contato entre povos. Esse é o caráter dinâmico da cultura e pode ser colaborativo para a convivência pacífica e integração.

O Projeto SEMANA PALESTINA VIVE, a ser desenvolvido nas três cidades citadas, iniciando-se por Foz do Iguaçu, consiste em uma semana de projeções cinematográficas, de obras cujo tema seja a Palestina ou seu povo. O evento deve coincidir com a data em quer Foz do Iguaçu foi declarada cidade irmã de Jericó (em árabe: أريحا, transl. Ārīḥā; em hebraico: יְרִיחוֹ, transl. Yəriḥo). Trata-se de cidade bíblica da Palestina, situada às margens do Rio Jordão, a cerca de 8 quilômetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos.

A propósta criar mecanismos para que o possa se repetir, anualmente, entrando no calendário turístico e cultural das cidades da fronteira.

Veja a programação:

Palestina Vive cartaz_final

FILME: OCCUPATION 101

occupation101

O filme trata das raízes históricas do conflito entre Israel e Palestina, abrangendo uma ampla gama de assuntos, entre os quais: a primeira onda de imigração dos judeus europeus para a região da Palestina nos anos de 1880; as tensões dos anos de 1920; as guerras de 1948 e 1967; a primeira Intifada de 1987; o processo de paz de Oslo; a expansão dos acampamentos judeus; o bloqueio econômico e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza; o papel dos EUA no conflito; o testemunho das vítimas da ocupação israelense.

Debatedor: UALID RABAH

Diretor Cultural da Federação Árabe Palestina

QUARTA-FEIRA:

budrus

FILME: BUDRUS

Em 2003, o anúncio da construção de um muro em Budrus, pelos israelenses, gera um protesto palestino não violento, pela defesa de suas históricas oliveiras, fundamentais para a sobrevivência da comunidade.  Ayed  Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.

Debatedora: Socorro Gomes

CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Luta pelos Povos e pela Paz

 

QUINTA-FEIRA:

5-cameras-quebradas

FILME: CINCO CÂMERAS QUEBRADAS

Extraordinário trabalho cinematográfico e de ativismo político. Estruturado na violenta destruição de suas câmeras de filmagem, o palestino Emad Burnat filma cinco anos de turbulência em Bil`in, onde um muro de separação está sendo construído pelo estado de Israel.

DEBATEDOR: Fábio Bacila

Colégio Medianeira

 

SEXTA-FEIRA:

Checkpoint

FILME: POSTO DE CONTROLE

Tropas israelenses controlam o movimento dos palestinos em seus próprios territórios sob ocupação judaica. De forma contundente, o diretor Yoav Shamir revela a situação degradante a que estão submetidos velhos, crianças e adultos sem o direito de ir e vir em suas terras, ainda que em necessidade de locomoção, ainda que em situações dramáticas.

Debatedor: UALID RABAH

Diretor Cultural da Federação Árabe Palestina

Fonte: Cia Amadeus

Deixe um comentário